English


Museu Colecção Bordado Barro Loja Acontece
  Missão e Vocação Visitar Contactos
logo

Missão e Vocação
Pensado e estruturado com objectivos bem definidos em termos da sua missão, o Museu do Bordado e do Barro de Nisa assume-se como um instrumento único na defesa e promoção do património local nisense, focando-se naquela que é talvez a manifestação popular e artística mais emblemática e genuína das gentes de Nisa: o seu artesanato e, mais precisamente, a famosa olaria pedrada e os bordados típicos.

Assim, o Museu tem como missão primordial a conservação, investigação e divulgação do património (físico e humano) mais representativo, da História e dos processos de fabrico destas artes tradicionais de reconhecido valor, enquadrando-as no contexto mais geral da História e características do Concelho de Nisa.

No que respeita à sua vocação, o museu apresenta-se como uma estrutura viva, devendo ser entendido como um local de aprendizagem, de troca de experiências, ideias e conhecimentos, de forma pedagógica, lúdica e apelativa aos vários públicos. Tudo isto, mantendo sempre uma ligação estreita, estimulada e estimulante, com a população local, com artesãos e investigadores e promovendo o desenvolvimento de parcerias institucionais com os diversos agentes sociais locais, regionais e nacionais, interessados nas temáticas do artesanato em geral e particularmente na olaria e nos bordados.

A sua estrutura polinucleada, implementada em pleno Centro Histórico da Vila de Nisa, pretende ainda servir de revitalização, estímulo e incentivo, em termos urbanísticos, sociais e económicos a uma zona da Vila revestida de um enorme valor histórico-social.


Facade
       
 

© 2009 Câmara Municipal de Nisa