English


Museu Colecção Bordado Barro Loja Acontece
  Missão e Vocação Estrutura Visitar Contactos
logo

A estrutura museológica
A estrutura museológica assenta numa base polinucleada, ou seja, num conjunto de núcleos ou pólos com valências distintas, que se interligam e dão azo a um percurso museológico peculiar e em forte interacção com a área envolvente, o Centro Histórico de Nisa, uma zona que se reveste de todo um conjunto de especificidades urbanísticas, culturais e sócio-económicas que o Museu, através das suas actividades, tem vindo a revitalizar. Para tal, aproveitou-se algum do Património Municipal mais emblemático e adquiriram-se alguns imóveis, que pelas suas características arquitectónicas e valor histórico mereciam ser recuperados e revalorizados, por forma a desempenharem novas funções. 


 
vista

Núcleos, Edifícios e Valências

Núcleo Central do Museu
Situado no Edifício da Cadeia Nova, em pleno Centro Histórico da Vila, este pólo funciona como espinha dorsal ou cérebro do conjunto mais vasto que constitui o Museu do Bordado e do Barro de Nisa. Vocacionado para albergar a Exposição Permanente do Barro e do Bordado, o Núcleo Central apresenta o conjunto de peças com maior valor histórico, artesanal e artístico de todo o acervo do Museu, e está ainda dotado de Salas de Exposições Temporárias e dos Serviços Administrativos centrais. Aqui, o visitante poderá, de forma simples, pedagógica e criativa, munido de aplicações multimédia e interactivas muito sugestivas, conhecer de forma abrangente a História, as técnicas e o património destas artes tradicionais, enquadrando-as na História e características gerais do concelho de Nisa. 



 

Núcleo do Bordado
A funcionar desde 2004, numa casa tradicional nisense, adquirida pela autarquia, apresenta uma pequena colecção de peças bordadas, enquadradas num ambiente que recria o seu habitat natural, nomeadamente um quarto típico de Nisa. Neste núcleo pode ainda visitar-se uma cozinha tradicional e uma pequena exposição dos principais utensílios utilizados no trabalho do campo.

Centro de Documentação e Serviços Educativo
Este pólo irá funcionar no edifício da Cadeia Velha, e será vocacionado para a investigação propriamente dita, apresentando também um pequeno auditório e um espaço onde serão desenvolvidas actividades educativas de interacção entre a Colecção do Museu e os visitantes mais jovens.

Centro de Reservas e Restauro, Núcleo do Barro
e Área de Exposições Temporárias

Este núcleo irá funcionar numa casa apalaçada (um dos maiores edifícios de todo o Centro Histórico de Nisa), contígua à Cadeia Velha e em ligação directa com esta e com a Cadeia Nova, através do quintal. Aqui, funcionarão várias valências. No Centro de Reservas e Restauro, onde estarão acondicionadas as peças da Colecção em reserva, poder-se-á visitar um ateliê, no qual técnicos especializados irão proceder ao restauro de peças a necessitarem de intervenção. Já o Núcleo do Barro funcionará como uma oficina tradicional de trabalho, na qual os visitantes poderão observar ao vivo as técnicas e os processos de produção das peças de olaria. A par de tudo isto, haverá ainda uma Área de Exposições Temporárias, que complementa a área do Núcleo Central dedicada às mesmas.





 

© 2009 Câmara Municipal de Nisa